Hino

NOTICIAS:

Página inicial · Contactos
Freguesia de Macedo de Cavaleiros

O concelho de Macedo de Cavaleiros encontra-se situado no Nordeste Transmontano, Distrito de Bragança, delimitado pelo concelho de Bragança, Vinhais, Mirandela, Alfândega da Fé, Mogadouro e Vimioso, ficando na transição da Terra Fria com a Terra Quente. O concelho, que nasceu de uma divisão administrativa em 1853 com a supressão das circunscrições administrativas de Chacim e Cortiços, é constituído por 38 freguesias. À freguesia de Macedo de Cavaleiros pertencem as povoações de Travanca e Nogueirinha.

A estrutura geográfica em que se insere Macedo de Cavaleiros levou-o, naturalmente, ao isolamento. Neste concelho encontram-se vestígios de castros e de algumas estruturas defensivas pré-romanas, objectos e utensílios de várias épocas, que denotam a presença cultural dos povos que no decorrer do tempo o foram habitando.

O património cultural de Macedo de Cavaleiros é constituído pela Igreja Matriz, edificada em meados do século XIX, pelo solar da família Vasconcelos e pelo solar da família Alpoim ou Falcões que foi remodelado e adquirido pela Câmara Municipal, funcionando aí serviços públicos do Município.