Macedo de Cavaleiros é um destino turístico no centro de Trás-os-Montes. Tem um notável património natural – área de Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.
A caça e a pesca são um recurso que é objecto de uma gestão ordenada e sustentável e que durante todo o ano atrai numerosos visitantes. A flora, com endemismos únicos no mundo relacionados com as particularidades geológicas do sítio, tem renome internacional, nomeadamente pela ocorrência de orquídeas selvagens.
O lago criado com a construção da Barragem do Azibo propiciou condições para a prática de desportos náuticos não motorizados. Tem duas praias, sendo-lhe atribuído o galardão da Bandeira Azul desde há quatro anos consecutivos, e tem, a toda a volta, percursos pedestres sinalizados e ciclovia.
Os solares, igrejas e capelas, velhas pontes, cruzeiros, fontes constituem parte do património construído, histórico e artístico. As aldeias de Travanca e Nogueirinha são de visita obrigatória.
Desde a idade da pedra que esta zona é habitada e sete campos arqueológicos demonstram os sucessivos períodos de ocupação. O produto das escavações é exposto ao público na Sala-Museu de Arqueologia, com espólio importante dos períodos da Idade do Bronze, Romano e Medieval.
As tradições, lendas e folclore estão presentes um pouco por toda a parte com protagonistas que mantêm a tradição dos Caretos, dos Pauliteiros, dos Latos, dos Bombos, das gaitas-de-fole e da música filarmónica.
A gastronomia saborosíssima, com a carne e os enchidos, os cogumelos e as casulas secas, o vinho excelente, as castanhas e o azeite finíssimo, e uma horta com couves, batatas, grelos e nabiças de um sabor incomparável, deixa saudades no turista e visitante.
Para descansar e retemperar as forças há excelentes unidades hoteleiras na cidade de Macedo de Cavaleiros e de turismo em espaço rural nas aldeias de Travanca e Nogueirinha. |